Política

Após descanso, Rui Costa retorna à Bahia nesta quarta e terá que resolver impasses no governo

By 5 de novembro de 2019 Nenhum Comentário

Após quase duas semanas de descanso na Europa , o governador da Bahia, Rui Costa (PT), retorna ao estado nesta quarta-feira (6) e terá que resolver o impasse sobre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A pasta tem como titular o deputado federal Sérgio Brito, que se licenciou por 45 dias e voltou para Brasília a fim de, segundo ele, cuidar das emendas e da saúde .

Dentro do PSD, o comentário é de que Brito reclama de falta de recursos na Sedur. Neste cenário, o deputado federal ficaria contente para voltar à pasta caso o governador concedesse a Conder para o partido do senador Otto Alencar a fim de ampliar o dinheiro disponível (.  Ao Bahia Notícias, a cúpula do governo negou veemente que tenha ocorrido a proposta. Segundo governistas, Otto e Rui Costa nunca trataram sobre o tema.

A intenção do PSD ao manter Brito na secretaria é que o suplente Paulo Magalhães assuma o mandato de deputado. Se Brito rejeitar voltar para a pasta, os pessedistas estão dispostos a abrir mão da secretaria para que o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) fique com o posto.

Dentro do governo, o comentário é de que, se Pelegrino topar virar o chefe da Sedur, vai enterrar de vez a possibilidade de ser candidato a prefeito de Salvador em 2020. Isto porque, se for nomeado secretário, teria que deixar o cargo com seis meses na administração o que poderia desagradar Rui Costa.

Além de resolver o impasse da Sedur, o governador pretende fazer uma série de inaugurações, como policlínicas no interior. O chefe do Palácio de Ondina voltará para a Europa daqui a 10 dias. Com outros governadores do Nordeste, Rui Costa passará pela Alemanha, França, Itália e Espanha, em busca de parcerias com investidores para as regiões.