
Alistamento militar feminino no Brasil atrai 7 mil mulheres em três dias
-
07 de janeiro de 2025O alistamento militar feminino voluntário no Brasil, iniciado em 1º de janeiro de 2025, registrou cerca de 7 mil inscrições nos primeiros três dias, segundo o Ministério da Defesa.
As candidatas concorrem a 1.465 vagas distribuídas em Brasília e outros 28 municípios de 13 estados.
O processo, inédito nas Forças Armadas, é destinado a mulheres que completam 18 anos em 2025 (nascidas em 2007) e segue até 30 de junho.
As interessadas podem se alistar online, pelo site oficial, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar nos municípios contemplados.
O alistamento feminino visa aumentar a participação das mulheres nas Forças Armadas, com a meta de alcançar 20% das vagas nos próximos anos.
As candidatas poderão escolher a Força que desejam incorporar, considerando a disponibilidade de vagas, aptidão e especificidades exigidas pela Marinha, Exército e Aeronáutica.
O processo de recrutamento inclui etapas como alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação, com entrevistas, inspeção de saúde e testes físicos.
A iniciativa representa um marco na inclusão feminina nas Forças Armadas brasileiras, refletindo o crescente interesse das mulheres em contribuir para a defesa nacional.