Na Cara

A pedido do vereador Luciano,Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente farão limpeza e restauração de encosta em Santo Antônio

By 25 de janeiro de 2021 Nenhum Comentário

O prefeito de Teixeira de Freitas e equipe técnica fizeram uma visita estratégica ao distrito de Santo Antônio nesta sexta-feira, a pedido do Vereador Luciano,  Dr. Marcelo Belitardo solicitou que as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente avaliassem e levantassem possibilidades para resolver o problema de um lixão que fica em uma encosta.


O secretário de Infraestrutura, Gessé de Cristo Almeida, explicou que nesta primeira vistoria já é claro a carência de ações de infraestrutura no local, mas que esta realidade mudará em breve à pedido do gestor municipal: “A nossa secretaria irá fazer uma limpeza profunda dessa área, que durante muito tempo foi utilizada como um local de descarte pela população. Estamos atuando juntamente com o Meio Ambiente porque é uma Área de Preservação Permanente, e precisamos seguir as diretrizes legais que existem em nosso município”.
A secretária de Meio Ambiente, Sabrina Rampinelli, pontua que além da APP estar coberta de lixo, esse material está em cima de uma nascente, o que fere completamente a legislação: “Nessas áreas de preservação, precisamos ter 30 metros de vegetação ao redor, dessa forma conseguimos manter as nascentes que existam, que é o caso aqui da encosta. Após a limpeza executada pela Infraestrutura, plantaremos mudas, cercaremos a área e conseguiremos assim preservar esse local”.

Rampinelli ressaltou ainda que essa pode ser uma área com risco de desabamento, segundo o que verificou junto à Defesa Civil, principalmente porque é comum que a população coloque fogo no lixo depositado ali. “A natureza segue o curso natural da água, mas costumamos nos esquecer disso. Quando colocamos construções em locais como esse, estamos nos arriscando, a chuva vem e costuma levar tudo. Nós precisamos nos adequar e respeitar esse curso natural, não o contrário”, completou.
Os secretários das duas pastas destacaram também a importância que a população terá em todo esse processo de limpeza e restauração. Como já foi criado um hábito de descartar lixo na encosta, será preciso um processo de conscientização, respeito e vontade de mudar, tudo isso para o bem coletivo do distrito.