Na Cara

4 mil casos do Coronavírus em 15 dias no Brasil

By 11 de março de 2020 Nenhum Comentário

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

Análise feita pelo Instituto Pensi, do Hospital Infantil Sabará, indica que Brasil pode registrar 4 mil casos de coronavírus em 15 dias a partir do 50º paciente com contaminação confirmada. A partir desse marco, o número de casos pode subir para 30 mil, se ampliado o período para 21 dias.

O centro de pesquisa clínica em pediatria estima também a necessidade de 2,1 mil leitos hospitalares, sendo 525 em UTIs apenas nos primeiros 21 dias após o 50º caso confirmado. O estudo tem como parâmetro a evolução dos casos na Coreia do Sul, Irã e Itália, que tiveram evoluções semelhantes a partir do referido marco. França, Alemanha e Espanha têm mostrado avanço parecido.

De acordo com o site Valor Econômico, o documento técnico que traz essas projeções foi elaborado para contribuir para a análise e a ponderação de medidas e ações a serem tomadas em caso de aumento significativo de casos nas próximas semanas. Até então, foram confirmados 37 casos de coronavírus no Brasil. Em dois meses de evolução, foram mais de 110 mil pessoas infectadas em todos os continentes, e mais de 4 mil pessoas mortas.