12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária traz a riqueza e a diversidade dos territórios da Bahia para Salvador

-
16 de dezembro de 2021
Share:

Chegou o grande dia! Começou, nesta quarta-feira (15), a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A Feira traz a diversidade da produção da agricultura familiar e economia solidária de todas as regiões da Bahia, além de gastronomia e muita música de qualidade e, podem ser encontrados, até o próximo domingo (19), no Parque Costa Azul, em Salvador.

Durante os cinco dias de evento, o público terá a oportunidade de conhecer e escolher entre os mais de 1.500 produtos de qualidade, que estão sendo comercializados nos estandes dos territórios de identidade. Vai poder conferir ainda novidades como Licuriteria, Umbuteria, Cajuteria, Cachaçaria, Cafeteria e Chocolateria, com programação para toda a família. A expectativa é de ampla divulgação dos produtos da agricultura familiar, de vendas e de novos negócios.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, explica que são 200 associações e cooperativas da agricultura familiar reunidas, para mostrar o que a Bahia tem de melhor. “Estamos apresentando para a população o que a agricultura familiar da Bahia tem produzido, que é uma variedade de produtos inovadores. Além disso, mostramos a importância do investimento de mais de R$2,3 bilhões, neste segmento, em toda a Bahia. Nós somos o estado que tem o maior número de agricultores familiares do Brasil, são 700 mil famílias produzindo no campo”.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Região (CAR), Wilson Dias, a agricultura familiar representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, em termos de produtos e serviços que circulam. Por isso a feira é uma oportunidade para mostrar a importância do segmento. “É importante tanto do ponto de vista econômico como social, pois é no rural que estão as famílias de maior vulnerabilidade social e é onde mais precisamos investir, fazer com que essas famílias tenham renda, condições de alimentar suas famílias e de produzir esse excedente maravilhoso, que pode ser comercializado. E nós, consumidores urbanos, podemos ter essa possibilidade de adquirir esses produtos e contribuir para o desenvolvimento dessas organizações”.

Durante o evento foi lançado o Mercaf, mercado virtual de venda delivery de produtos da agricultura familiar da Bahia, é uma iniciativa da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes-Bahia), que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). No portal estarão disponíveis para compra os mais variados produtos, de cooperativas e associações de todos os Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Também foi lançado o Catálogo de Produtos da Agricultura Familiar da Bahia, edição 2022, com os produtos que serão comercializados por meio do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar – CD PAF, instalado no bairro de Itapuã, em Salvador.

Regina Dantas, presidente da Unicafes-Bahia, ressaltou o apoio de todos que participam da realização da 12ª edição da feira. “Nos desafiamos a realizar essa feira junto com o Governo do Estado, por meio da SDR. Em 2020, foi difícil realizar o evento somente virtual, mas essa abertura da Feira é um momento de celebração, de encontro e reencontro, nesse dia em que se comemora a economia solidária. Nunca soltamos a mão de ninguém e a prova disso é que estamos aqui hoje, lançando o Mercaf.com.br, que é o grande fechamento para fazer negócio de produtos das nossas cooperativas. É nesse ambiente de mãos dadas, construindo políticas de desenvolvimento, que estamos aqui celebrando mais essa conquista, que é o mercado [virtual da agricultura familiar]”.

1ª Feira da Agricultura Familiar do Nordeste

Na solenidade de abertura da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o secretário de Desenvolvimento Rural do Ceará, Assis Diniz, anunciou a realização, prevista para junho de 2022, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Nordeste Brasileiro. “Nós queremos trazer toda experiência, riqueza e dinamismo e aquilo que é fundamental para o ponto de vista do desenvolvimento econômico da nossa agricultura, da nossa pecuária, e, sobretudo, como desenvolver para dentro da agricultura ciclos produtivos”.

Compartilhar: